sexta-feira, março 28, 2014

Como se faz ... leite em pó?

 
Por que leite em pó?


    A transformação do leite líquido para o leite em pó por meio da desidratação, tem por objetivo o aumento da vida de prateleira, dessa forma ao reduzir a quantidade de água irá inibir o crescimento microbiano e a atividade enzimática, além da facilidade de transporte e armazenamento.



Processamento

     Após obter-se a matéria prima em questão, o leite é encaminhado até a fábrica de leite em pó, passando por alguns processos que antecedem a desidratação:
  • Seleção da matéria prima: o leite cru deve ser de qualidade e baixa acidez; 
  • Filtração: remove as impurezas grosseiras;
  • Resfriamento e estocagem: evita o crescimento de microrganismos patogênicos;
  • Padronização: mantem a relação gordura/extrato seco desengordurado, permitindo que leite    em pó tenha homogeneidade em todos os lotes fabricados;
  • Homogeneização: diminui o tamanho dos glóbulos de gordura, facilitando sua distribuição no grão.
  • Pasteurização: processo de tratamento térmico que  elimina os microrganismos termossensíveis do leite;
  • Concentração: nesse processo cerca de 50% da água do leite é eliminada, deixando o leite com aspecto pastoso.

Transformação para o leite em pó


Atomizador
     O processo de transformação se dá basicamente pela retirada da água restante do leite (desidratação), para isso é necessário um equipamento muito utilizado na indústria: o Atomizador. 

      De acordo com Gava (2008), "no atomizador, a secagem por atomização, pulverização ou spray-drying é um processo contínuo no qual o líquido ou pasta é transformado em um produto seco, caracterizando-se pelo tempo de secagem relativamente curto".



Como funciona o atomizador?


      O líquido ou pasta é pulverizado dentro desse enorme cilindro do atomizador, ao mesmo tempo um fluxo de ar quente (180°C-230°C) entra em contato com o líquido, assim a água evapora rapidamente restando apenas o pó no interior do cilindro, em seguida é feita separação do produto seco do ar de secagem.

Leite em pó no interior do cilindro

        Um atomizador industrial evapora cerca de 500 a 1.500kg de água por hora. Esse processo é utilizado não só na indústria alimentícia (leite em pó, café solúvel, chás, sopas etc), mas também na indústria farmacêutica, detergentes etc.

 O processo descrito é para leite em pó INTEGRAL.

SEMIDESNATADO: é retirado parte da gordura, restando em média 13%.

DESNATADO: é retirado toda a gordura. 


Em termos nutricionais

  •   Em comparação com o leite líquido (UHT): 
            No processo de esterilização comercial (leite de caixinha) devido à altas temperatura, o leite sofre alterações sensoriais (sabor, odor) e perdas nutricionais (principalmente vitaminas), mas considerado seguro em termos microbiológicos. 
             No processo de transformação do leite em pó as alterações, tanto sensorial quanto nutricional são mínimas e também é considerado seguro microbiologicamente.. Dessa forma, pode-se concluir que o leite em pó, em termos nutricionais é melhor que o UHT.




 Fonte:
GAVA, A.J.; SILVA, C.A.B. da; FRIAS, J.R.; Tecnologia de alimentos. Princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.

ROSA, E.D.; TSUKADA, M.; FREITAS, L.A.P. Secagem por atomização na indústria alimentícia: fundamentos e aplicações. 

ROCHA, G.L. Influência do tratamento térmico no valor nutricional do leite fluido. Dissertação - Bacharel em Engenharia de Alimentos. Universidade Católica de Goiás. 2004.

 ZAGUINI, J. C. Produção de leite em pó enriquecido com ferro aminoácido quelato. Dissertação - Bacharel em Engenharia Química. Universidade Regional de Blumenau. 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...