Ao contrário do que muita gente pensa ou ouve falar, a gema mais amarelinha, normalmente de criações caseiras, não quer dizer que o ovo é mais nutritivo ou melhor dos quais encontramos no mercado. A cor se dá apenas ao tipo de alimentação das galinhas.
Primeiramente a cor se dá devido a presença do pigmento carotenóide nos alimentos, o que confere cor à cenoura, couve, milho, por exemplo.
As aves criadas em granjas comercias comem rações balanceadas contendo milho ou sorgo, entre outros ingredientes, a fim de atender ao consumidor muitas vezes é adicionado corante à ração para se obter uma coloração da gema mais amarela. Já as aves criadas em casa, recebem uma alimentação um tanto variada, além de milho elas comem capim, entre outras coisas.
Portanto a cor da gema não tem nada a ver com a quantidade de nutrientes, esse será sempre o mesmo independente da criação.
Eu tenho uma teoria: o preconceito que as pessoas têm contra essas gemas também pode vir do fato de que geralmente se associa a ausência de cor à morte!
ResponderExcluirNão gosto de comer ovo, mas é isso aí! Poder Para a Gema Clara (por mais paradoxal que seja uma "gema clara")!
minha vó ia te dar um tiro se ainda fosse viva e tivesse lido o post!
ResponderExcluirLígia assassinando crenças populares! HAuHAuHAuHA