terça-feira, julho 08, 2014

Ovos de galinha marrons são mais nutritivos?

 
      No último fim de semana estava no hortifruti escolhendo batatas quando ouvi a conversa de uma cliente com um funcionário do local, que estava arrumando as caixas de ovos. Ela, a mãe, queria comprar ovos pro seu filho e afirmou ao funcionário que os ovos marrons eram melhores pras crianças (entende-se por mais nutritivo), o funcionário, claro, confirmou (já que o ovo marrom custa o dobro do branco). Eu, que estava bem do lado, não resisti, educadamente interrompi a moça e disse que ovos são todos iguais independente da casca. E ela me perguntou então porquê então existe ovo branco e ovo marrom? E eu respondi:

    "As diferentes cores da casca está relacionado apenas com a raça da galinha e isso não interfere no valor nutricional do ovo, que é padrão" (tendo apenas uma diferença na quantidade de beta-caroteno, que é maior nas criações caseiras ou orgânicas). 

   E ela ainda me perguntou, mas porquê esses são mais caros?

   "Os ovos marrons são mais caros pois  o tipo da galinha que os põe, são maiores e consome mais ração".

   Ela então se convenceu, deixou os ovos marrons na prateleira e pegou os brancos e ainda me recomendou que eu tomasse cuidado para que os funcionários do hortifruti não me expulsassem! rs

   A questão é derrubar esse mito bobo de que cor da casca do ovo indica o valor nutricional sendo um dos motivos para custar o dobro do outro,  podendo comprar ovos mais baratos e com o mesmo valor nutricional é mais válido, mas é claro, vai do gosto de cada um.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...