quinta-feira, janeiro 30, 2014

Aditivos Alimentares - Parte 2: Antioxidantes

       Como o  intuito do blog é esclarecer certas informações contidas nos rótulos dos alimentos, dentre elas sobre os aditivos alimentares. A primeira parte foi sobre os ANTIUMECTANTES e também foi explicado pra quê servem, legislações sobre o assunto e efeitos adversos.
      Daremos sequência ao assunto a seguir:

ANTIOXIDANTES

Definição: substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento, ou seja, o antioxidante impede ou retarda a formação do "ranço" em óleos e gorduras.

 Principais antioxidantes:


ANTIOXIDANTES
EFEITO / CONSUMO
POTENCIAL ALÉRGICO
Ácido ascórbico (INS 300)
inofensivo
não
Ácido cítrico (INS 330)
inofensivo
não
Ácido fosfórico (INS 338)
efeito desconhecido
não
Ácido eritórbico (INS 338)
-
-
Butil-Hidroxianisol (BHA – INS 320)
evitar
sim
Butil-Hidroxitolueno (BHT – INS 321)
evitar
Sim
EDTA cálcio dissódico (INS 385)
evitar
não
Galato de propila (INS 310)
evitar
Sim
Lecitinas (INS 322)
inofensivo
Sim
Palmitato de ascorbila (INS 304) 
TBHQ (INS 319)
inofensivo
-
não
-
Tocoferóis (INS 307)
inofensivo
não

               Fonte: GAVA, 2008; PROTESTE

Sobre o BHA:

Características: É um antioxidante sintético, boa solubilidade e resistência a altas temperaturas, mas é vaporizado a temperaturas de fritura (180°C).

Utilizado em: margarina, creme vegetal e maionese.

Efeitos adversos: Aumento do nível de colesterol e lipídeos sanguíneos. Aumento da síntese de enzimas digestivas no fígado, o que pode acentuar o catabolismo de substâncias como as vitaminas A e D.  Não pode ser adicionado a alimentos para bebês e crianças. Possivelmente carcinógeno. Apresenta risco de alergias e urticárias.

Sobre o BHT


Características: Possui propriedades similares ao BHA. Possui sinergismo com BHA, isto é, quando usados juntos o BHT age como regenerador dos radicais do BHA. 

Utilizado em: margarina, creme vegetal e maionese.

Efeitos adversos: Leva ao aumento da síntese de enzimas digestivas no fígado, o que pode acentuar o catabolismo de substâncias como as vitaminas A e D. Inocuidade não comprovada no câncer. Não pode ser adicionado em alimentos para bebês e crianças. Pode causar erupções cutâneas, principalmente em pessoas intolerantes ao ácido acetil salicílico.

Sobre EDTA (chamado de sequestrante)

Características: EDTA ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.

Utilizado em: Molhos emulsionados (tipo maionese), vegetais em conservas, refrescos e refrigerantes e goma de mascar.

Efeitos adversos Em doses elevadas provoca vômitos, diarréia, espasmos abdominais, perturbações renais e sangue na urina. Utilizado no tratamento de envenenamento por metais pesados. Em doses excessivas, combina-se com metais indispensáveis ao organismo (ferro, zinco e cobre) e impede sua utilização. Nenhum desses sintomas são conhecidos por ingestão alimentar.

Alguns exemplos:

   Apresenta: BHA, BHT e EDTA










 Apresenta: Ácido ascórbico


Apresenta: EDTA, TBHQ e BHT










Para a lista de exemplos ficar mais eficiente, nos ajude enviando fotos de alimentos que contenham Antioxidantes, em especial os que causam riscos à saúde, para: contatodocampoamesa@gmail.com


Fontes:
GAVA, A.J.; SILVA, C.A.B. da; FRIAS, J.R.; Tecnologia de alimentos. Princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.

BOBBIO, P.A.; BOBBIO, F. O. Química do processamento de alimentos. 2ed. São Paulo: Varela, 1992. 
POLONIO, M. L. T.; PERES, F. Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. 25 (8): 1653-1666, ago, 2009. 
PROTESTE 
SANTOS, M.C.L.; VALE, I.N.F.; MORAIS, M.C.; ANDRADE - MONTEIRO, C.   Aditivos químicos potencialmente genotóxicos encontrados em alimentos vendidos em supermercados de São Luis – MA. Resumo do 54º Congresso Brasileiro de Genética. Salvador - BA. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...