segunda-feira, maio 02, 2011

Ovos com gema mais amarela são mais nutritivos?

    Ao contrário do que muita gente pensa ou ouve falar, a gema mais amarelinha, normalmente de criações caseiras, não quer dizer que o ovo é mais nutritivo ou melhor dos quais encontramos no mercado. A única diferença é que, por causa do tipo de alimentação das galinhas, o ovo irá adquirir uma coloração mais forte devido a presença do pigmento beta-caroteno nos alimentos ingeridos por ela (a galinha).

    O beta-caroteno constitui um pigmento natural e o mais abundante do grupo dos carotenóides, presente nos alimentos como por exemplo, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura. Nestes, a cor natural do carotenóide é mascarada pela clorofila.
      Quando consumido, o beta-caroteno pode ser convertido em vitamina A, sempre que o organismo necessitar. Cerca de 70% do aporte de vitamina A da dieta humana é oriunda dos carotenóides, presentes nas frutas e vegetais.

     As aves criadas em granjas comercias comem rações balanceadas contendo milho ou sorgo, entre outros ingredientes, a fim de atender o gosto do consumidor muitas vezes é adicionado corante à ração para se obter uma cor de gema mais amarela. Já as aves criadas em casa, recebem uma alimentação um tanto variada, além de milho elas comem capim, entre outras coisas.
  
    Portanto a cor da gema não tem relação com a quantidade de nutrientes. É como se fosse assim: todas as galinhas já nascem com a "fórmula padronizada" de quantidade de nutrientes que será inserida em cada ovo,  exceto pelo beta-caroteno, mas a quantidade presente é tão pequena que nem faz tanta diferença. 

     A termos de curiosidade, coloquei essa tabela com alguns dos principais constituintes nutricionais do ovo. Lembrando que o Retinol é a Vitamina A.



Ovo de galinha, inteiro, cozido/ 10 minutos. Composição por 100g de parte comestível.

Proteínas
Lipídeos
Colesterol
Cálcio
Magnésio
Fósforo
Retinol
13,3 g
9,5g
397mg
49mg
11mg
184mg
32mg
Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos - TACO, 2006


Fonte:
Tabela brasileira de composição dos alimentos / NEPA-UNICAMP. Versão II. 2. ed. Campinas, SP. 2006

NAVES, M. M. V. Beta-caroteno e câncer. Rev. Nutr., Campinas, 11(2): 99-115, jul./dez., 1998.











2 comentários:

  1. Eu tenho uma teoria: o preconceito que as pessoas têm contra essas gemas também pode vir do fato de que geralmente se associa a ausência de cor à morte!
    Não gosto de comer ovo, mas é isso aí! Poder Para a Gema Clara (por mais paradoxal que seja uma "gema clara")!

    ResponderExcluir
  2. minha vó ia te dar um tiro se ainda fosse viva e tivesse lido o post!
    Lígia assassinando crenças populares! HAuHAuHAuHA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...