quarta-feira, maio 30, 2012

Você sabia que o baiacu é mais venenoso que o cianeto?

    Uma das tradições milenares do Japão é o consumo do peixe fugu, ou baiacu, mas um pequeno erro no preparo pode causar a morte de quem consome em poucas horas, devido uma toxina encontrada em várias (porém não todas) espécies do peixe. A Tetrodotoxina, uma biotoxina,  que se acumula no peixe vivo, principalmente no fígado, ovas e intestinos, é uma das mais fortes toxinas conhecidas: 200 vezes mais letal que o cianeto. Os principais sintomas da intoxicação são:  sensação de formigueiro na face e extremidades, dependendo da dose ingerida (1mg), um efeito paralítico progressivo afeta todos os movimentos musculares, incluindo o diafragma. Muitas vítimas morrem em menos de 2 horas após a ingestão. Não existe antídoto.
  
    Dados do governo japonês detectou 23 mortes desde de 2000 após terem consumido o peixe, mas as vítimas são pescadores que precipitadamente tentam preparar sua captura em casa.
     
     Por mais que seja um prato muito consumido no país e caro, cerca de R$ 240, é necessário um chef especializado, treinado e certificado para preparar o fugu. 




Fonte: FAO
         BBC News

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...