terça-feira, março 01, 2011

Pólen Apícola: Um super alimento



    Uma ótima sugestão para quem gosta de levar uma vida saudável,  pouca gente sabe mas, o pólen apícola é um alimento de origem animal, natural, riquíssimo nutricionalmente, podendo ser utilizado como complemento alimentar mais eficiente do que se conhece por "suplementos vitamínicos". Apresenta na sua composição  grande quantidade de aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitaminas, minerais e flavonoides (capacidade antioxidante). 

Obtenção do pólen:
   O pólen é um grão microscópico contido nas plantas, no momento em que as abelhas saem em busca do néctar, elas coletam o pólen e armazenam numa estrutura presente nas patas, ao coletar as abelhas umedecem o grãos com a saliva formando pelotas, essas pelotas são recolhidas na colméia e passam pelo processamento industrial que consiste em limpeza, secagem e embalagem.
   O principal objetivo de coleta do polén pelas abelhas é que este, além do mel, serve como alimento para as larvas e abelha rainha.
   
Composição Geral:
Água; glicídios; lipídios; protídios; sais minerais; vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B8, B12); vitaminas C, D, E e A; aminoácidos essenciais (não sintetizamos no nosso organismo).

Propriedades Terapêuticas:
     Devido a grande quantidade de nutrientes o pólen atua sobre o aparelho digestivo, regulando o funcionamento intestinal; aumenta a capacidade física e mental; promove fortalecimento das veias e artérias; reduz o estresse e o envelhecimento precoce devido sua capacidade antioxidante.

Consumo:
     Para se aproveitar de suas propriedades terapêuticas o pólen deve ser consumido em jejum e mastigado. Pode ser misturado com outros alimentos como o mel, iogurte, leite, vitaminas, sucos, etc. Aconselha 25g /dia (colher de sopa) para adultos e 5 a 10g /dia (colher de sobremesa) para crianças acima de 5 anos.

    Aproveitem os benefícios do pólen, é saudável e não engorda. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Não há contra-indicação. Economizem ao comprar suplementos sintéticos, além de ser natural o pólen é mais barato.




   
Fonte: 
 LENGLER, S. Pólen Apícola. UF de Santa Maria, 2002.
   

8 comentários:

  1. Muito bom e instrutivo para todas as pessoas. ótima curiosidade que com certeza muita gente não conhecia. E viva o Pólen. ^^

    ResponderExcluir
  2. Gostei!!!Vou aderir o polén apícola!!!!! ;*

    ResponderExcluir
  3. OLÁ LIGIA.........EXCELENTE O SEU BLOG......PARABÉNS PELO ARTIGO........MUITO INSTRUTIVO E REVELADOR.
    UM ABRAÇO
    Professor Julio

    ResponderExcluir
  4. Que isso hein. Já começou com um post irado. HAHAHAHA. Mas é sério me amarrei. Jefferson tava certo, eu não conhecia.Mostrei até pra minha irmã (grande coisa).

    Sucesso no blog. LOL

    ResponderExcluir
  5. Se não fosse o blog eu ia saber de nada dessas curiosidades e fatos. lol. Ficarei de olho aqui. Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  6. Legal! Estou seguindo também! Adorei o layout! []s.

    ResponderExcluir
  7. sabe em q lojas aki no Rj eu acho isso com certeza?

    ResponderExcluir
  8. Em qualquer loja de produtos naturais que vendem soja, mel, insenso, essas coisas, você encontra com certeza.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...